TUDO O QUE DIZ RESPEITO A CRIADORES, CAVALEIROS E CAVALOS. ELOGIAR, CRITICAR, DAR SUGESTÕES, TROCAR IDEIAS, NOTICIAR, RESOLVER PROBLEMAS, EIS ALGUMAS DAS FINALIDADES DESTE "BLOG". ESCREVAM AS VOSSAS PERGUNTAS, AJUDEM OS OUTROS CRIADORES OU CAVALEIROS COM AS VOSSAS EXPERIÊNCIAS, EXPONHAM AS VOSSAS OPINIÕES.
Translate
dimanche 3 février 2013
O galope de raids
Em resposta ao meu pedido de participação no nosso blog, o Senhor Dr. Caetano Macedo de Oliveira Soares, enviou o interessante post, que com sua autorização aqui publicamos:
Meu caro dr. Manuel Heleno
Vou tentar dizer algumas coisas sobre o galope que podem ser úteis para os cavaleiros de raids.
Lembro que a não obtenção dum galope calmo,equilibrado e económico é uma das principais causas do insucesso nas provas, por várias razões:
-porque não permite conduzir a corrida como se quer.
-porque um cavalo excitado a correr acaba sempre por desenvolver problemas metabólicos.
-excitados, desenvolvem muitas vezes problemas nos membros,nos músculos e é a principal causa de se desferrarem, pelos movimentos desordenados provocados pela excitação.
É também claro que se não se consegue correr com um cavalo excitado também o mesmo se passa com o cavalo nos treinos de galope,que me parece o andamento base do treino de endurance.
Como se obtém então esse galope?
Primeiro que tudo é preciso compreender que para se conseguir um galope calmo é preciso que o cavalo seja habituado a galopar solto,o que leva ao equilibrio e à calma.Sem isso é a meu ver muito dificil conseguir a qualidade de galope necessária.
Cá em casa começamos muito cedo a galopar os cavalos logo a seguir ao desbaste.Ao fim de 3 meses de recolhidos é comum fazerem saídas a galope do passo,a partir de cedencias da boca impulsivas.
A maior dificuldade é a de se conseguir que galopem soltos e para isso mestre Nuno de Oliveira indica fazer saídas a galope na largura menor do picadeiro em direção ao muro.Ao fim de várias tentativas o cavalo antecipa que tem que parar no muro e deixa de forçar a mão!!! Muitas saídas com poucas passadas de galope,paragem com a mão leve e não insistir se o cavalo se excita.Só fazer isto com o cavalo calmo.
Obtido o primeiro galope bem calmo é altura de ir galopar na rua,de preferencia num sítio onde não haja grandes obstáculos, que assustem os cavalos.
Temos um percurso de cerca de 4 kms cá em casa que serve para as primeiras tentativas de obter galope calmo no exterior.A principio é dificil fazer a primeira volta sem os cavalos se excitarem de vez em quando,principalmente por medo de alguma coisa no percurso.Nessas ocasiões é preciso parar,acalmar e regressar ao galope só depois de obtida a calma.
É normalmente só a partir da segunda ou terceira volta que os cavalos novos se acalmam e se instala um galope melhor,com o cavalo solto e em equilibrio.
À medida que se repetem estes treinos de galope,os cavalos começam a demorar cada vez menos tempo a galopar calmos e soltos,até que o começam a fazer desde o inicio do treino.
Insisto que é preciso que galopem soltos ou excitam-se a brigar com a mão do cavaleiro e nunca mais se acalmam.
Treinamos os cavalos a galope quase sempre sózinhos,mesmo treinos de 3 horas seguidas a galope,mas há quem treine em grupos o que complica as coisas principalmente quando se fazem as chamadas cargadas que excitam muito os cavalos especialmente quando é feito em grupo.Os cavalos excitam-se com enorme facilidade, especialmente em grupo,pelo que excluimos completamente essas cargadas dos nossos treinos,por excitarem os cavalos e serem fonte potencial de lesões musculares e dos membros.
Quando queremos fazer interval training,introduzimos uma variante no percurso de 2 kms em terreno desnivelado a cada volta e evitamos fazer acelerações do galope a direito.
Notamos que os cavalos treinados muito tempo a galope têm tendencia a ficar rigidos e muito abertos,pelo que desenvolvemos exercicios de flexibilização e reunião para fazer no intervalo dos treinos de galope,como sejam o piaffer,que é o exercicio mais potente para flexibilizar e reunir,mas também fazemos espáduas adentro,circulos,piruetas inversas e ladeares bem incurvados,com o mesmo objectivo.
Todos os cavalos sabem galopar,mas obter um galope de qualidade é muito dificil e demorado de conseguir,porque depende de uma adaptação fisica a um exercicio que os cavalos não estão preparados para fazer durante horas,como é necessário em provas.É preciso ocorrerem transformações fisicas importantes e demoradas de conseguir,para obter galope calmo e principalmente económico.
Um grande abraço
Caetano Soares
Inscription à :
Publier les commentaires (Atom)
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire