ENDURANCE
Depois de defender que se desenvolvam os nossos cavalos,que é um enunciado vago com que todos concordam facilmente,que proponho eu na prática?
Proponho antes de tudo que se experimentem os cavalos a correr e os melhores devem ser os escolhidos para reprodutores,machos e femeas.
Que colaboremos entre nós cedendo uns aos outros machos testados em corridas de resistencia e que tenha mostrado qualidade.Lembro que mesmo cá já está desenvolvida a técnica da inseminação em equinos e transplante de embriões.
Que a nossa Associação difunda resultados dos nossos cavalos árabes,disponibilidades para cobrir e tendencias gerais da criação especificas para corrida de resistencia.
Que se estude quais as formas que em França,por exemplo,existem de colaboração entre criadores e treinadores e se divulguem e promovam acções dessas cá.
Lembro que em França,um cavaleiro selecionado se obriga por escrito a dar uma determinada percentagem dum eventual produto da venda do cavalo selecionado à Federação Francesa,pela óbvia razão de estando lá estar a receber uma notoriedade enorme que valoriza o seu cavalo.
Que se continue a promover a vinda de gente conhecedora cá para falar de tudo e mais alguma coisa de utilidade para a endurance e a criação de cavalos.
Que por exemplo, à semelhança do que faz a associação do gado bravo de lide,se mandem regularmente informações aos associados,sobre os mais variados assuntos de interesse para um criador de cavalos.
Tecnicamente se difunda o que são aos principais qualidades a que deve obedecer um cavalo árabe de endurance:
-Membros correctos,com quartelas curtas,angulos de garupa e espádua,garrote destacado,bom dorso,cascos largos e bem desenhados.
-Andamentos rasantes,cavalos que se transpistem,económicos,com cadencia,especialmente um galope amplo,económico,calmo.
-Pele e pêlo finos para facilitar o arrefecimento.
-Pouca massa para o tamanho,para não transportarem muito peso.
Se proponham formas de ajudar os cavaleiros a resolver as inúmeras dificuldades de dar ensino a um cavalo,especialmente para se poder obter um galope calmo,equilibrado e económico,que é a dificuldade mais frequentemente encontrada e poucas vezes resolvida.
Já vai longa hoje a escrita,mas gosto de desabafar ...!
Um grande abraço
Caetano Soares
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire